O Instituto Mattos Filho foi criado em 2018 pelas sócias e sócios do escritório com o propósito de promover o Direito e fortalecer o acesso à Justiça no Brasil. Projeto inédito no meio jurídico nacional, busca, com suas ações, gerar impactos sociais positivos de longo prazo que contribuam para uma sociedade mais livre, diversa e democrática.

Iniciativa totalmente independente do escritório, o Instituto Mattos Filho é viabilizado por doações anuais de sócias e sócios, além de 20% do rendimento anual de um fundo autônomo de investimento – também mantido por contribuições de sócias e sócios do escritório. Desta maneira, será possível manter sua operação de modo sustentável ao longo do tempo.

O que fazemos

A atuação do Instituto Mattos Filho está centrada em quatro pilares:
Ilustração mostra uma mão segurando uma balança. Ao fundo da imagem há um quadrado laranja maior e outro roxo menor.

Fomentar iniciativas que promovam o amplo e democrático acesso à Justiça por meio da premiação anual Desafio de Acesso à Justiça.

Ilustração mostra um homem de calça social, camisa branca e gravata escura entregando um diploma para uma mulher com beca de formando. Ao fundo da imagem há um quadrado laranja maior e outro roxo menor.

Promover um programa de bolsas de estudo e mentoria para estudantes de Direito de modo a diversificar o perfil de profissionais do meio jurídico.

Ilustração mostra duas mãos segurando uma pilha de três livros e, em cima deles, um martelo de madeira apoiado em uma base também de madeira. Ao fundo da imagem há um quadrado laranja maior e outro roxo menor.

Desenvolver novas metodologias para difundir o conhecimento jurídico.

Instituto Mattos Filho na mídia