Programa de bolsas

Encontro de bolsistas do Instituto Mattos Filho em 2019

Encontro de bolsistas do Instituto Mattos Filho em 2019

O Instituto Mattos Filho concede bolsas de estudo para alunas e alunos de Direito, especialmente nos cursos de graduação, por meio de parcerias com universidades e organizações sociais. A iniciativa tem como objetivo diversificar o perfil de profissionais do meio jurídico brasileiro – por isso, é voltada para pessoas com alto potencial acadêmico e vulnerabilidade socioeconômica.

Além de buscar reduzir a desigualdade no acesso à educação superior de qualidade, as bolsas concedidas pelo Instituto também são uma forma de impulsionar a carreira de estudantes que pretendem, futuramente, atuar em áreas relacionadas aos direitos humanos e à cidadania.

O Instituto oferece dois tipos de bolsa: a que é concedida por meio de parceria com instituições de ensino e entidades sociais e a que é paga diretamente às(aos) bolsistas. Nesse último caso, a seleção é realizada pelo próprio Instituto, e as bolsas podem cobrir o custo da mensalidade ou oferecer um auxílio para permanência da(o) jovem na universidade.

O programa de concessão bolsas 2023 já foi concluído

Programa de mentoria

O Instituto Mattos Filho oferece para bolsistas mais do que o auxílio financeiro para entrada e permanência no curso de Direito. Além da bolsa, integrantes do programa que desejarem podem ter encontros mensais com uma mentora ou mentor – apontadas(os) entre sócias(os) e advogadas(os) seniores do Mattos Filho ou até profissionais de instituições parceiras no meio jurídico. Neste acompanhamento, estudantes recebem orientação para a vida acadêmica e profissional, além de suporte para desenvolverem habilidades sociocomportamentais. A mentoria também propicia uma rede de relacionamento e apoio entre bolsistas, além de um networking, que poderá ajudar, futuramente, o início de carreira no mercado jurídico.

Bolsistas do Instituto ainda têm acesso à biblioteca do Mattos Filho, onde podem buscar referências bibliográficas e assistir a alguns treinamentos específicos disponíveis na Academia corporativa do escritório.